quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Beja... atenção mulheres

100 Mulheres 100 Cancro em Beja



100 Mulheres 100 Cancro um projecto que junta Rosa Esperança e Movimento Mulheres Portuguesas vai fotografar a Beja no próximo domingo dia 27 de Fevereiro.
.
A sessão está marcada para as 14.30h e estão convidadas a aparecer todas as mulheres de Beja, Alentejo e arredores que lutam ou lutaram contra o cancro da mama e que queiram juntar o seu rosto a esta causa.
.
Vamos estar à vossa espera nas instalações da BERBE de Beja, Rua Cidade de São Paulo em Beja, podem confirmar presença através do 96 792 6002 ou aparecer simplesmente!
.
Queremos fotografar Mulheres do Norte ao Sul de Portugal! Apelamos a todas as Mulheres e associaçoes de luta contra o cancro da mama que se queiram juntar a esta causa, para entrarem em contacto connosco e ou, se organizarem em grupos - minimo de 10 - de forma a que possamos combinar e ir ao vosso encontro, fotografando-as nas vossas ...cidades.
Todos juntos nunca seremos demais a lutar por esta causa!
Fonte: Quem não tem cão

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Maria Gadu, que voz linda....





Adoro esta música!!!

.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A pintora...



Projecto -- 100 Mulheres 100 Cancro.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Aborto adia cirurgia para tratar cancro...


Setúbal
Aborto adia cirurgia para tratar cancro

Operação adiada duas vezes: uma devido à realização de um aborto e outra devido ao horário

Correio da Manhã 14-02-2011
Por:Cristina Serra



Uma doente com lesões pré-cancerosas no colo do útero viu ser adiada duas vezes a intervenção cirúrgica no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, para a remoção do útero, como tratamento para erradicar o vírus do papiloma humano. O adiamento da cirurgia deveu-se à prioridade dada a uma interrupção voluntária da gravidez e, na segunda ocasião, ao fecho do Bloco Operatório às 15h30.

Revoltada e inconformada, Sandra Keizeler, de 36 anos, conta ao CM que o problema tem "agravado" a sua ansiedade e preocupação. "Estou indignada e só me aguento porque estou com calmantes. Por esta altura, já devia estar em recuperação e agora tenho de me preparar para um terceiro internamento para ser operada."

Sandra Keizeler, mulher do antigo futebolista do Belenenses Sobrinho, tinha cirurgia marcada para 25 de Janeiro. Foi internada na véspera, fez a preparação para a operação – clister, jejum, soros, análises – e, quando pensava que ia ser operada, ouviu da boca da directora do serviço de Ginecologia/Obstetrícia que não podia ser operada "porque tinha entrado para o Bloco Operatório uma mulher para fazer um aborto". Na segunda vez, em 8 de Fevereiro, Sandra ouviu da mesma médica que não podia ser operada "porque a cirurgia prolongava-se para depois das 15h30 e o Bloco Operatório fecha a essa hora".

Sandra Keizeler, que diz dar a cara por um problema que "afectará outras mulheres", tem nova cirurgia, marcada para 22 de Fevereiro.

Fonte da administração do hospital de Setúbal afirma que a "actividade cirúrgica programada é organizada de acordo com a prioridade dos casos clínicos" e que "para dar cumprimento a essa prioridade é, por vezes, necessário alterar programas operatórios de acordo com as situações". A mesma fonte garante que a "actividade cirúrgica de urgência é assegurada 24 horas por dia e 7 dias por semana".

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

100 Mulheres 100 Cancro mais um projeto...




Retratar 100 mulheres que tenham vivido na primeira pessoa a experiência do cancro da mama é a ideia do fotógrafo Gonçalo Cunha de Sá, que já começou a reunir as primeiras protagonistas em Rio Maior, nos dois últimos fins-de-semana. In Jornal O Ribatejo


O projecto 100 Mulheres 100 Cancro junta o Movimento Mulheres Portuguesas, do próprio Cunha de Sá, com o Movimento Rosa Esperança, da oficina de artistas riomaiorense “Quem Não Tem Cão”, cuja peça de teatro encenada apenas com actrizes amadores vítimas de cancro da mama tem feito bastante sucesso por todo o país.
“Estamos a fazer tudo para crescer e chegar a todas as famílias portuguesas, uma vez que esta doença não escolhe portas e, infelizmente, bate em todas as casas”, afirma Gonçalo Cunha de Sá, acrescentando, com a frieza dos números, que “uma em cada oito mulheres é vítima de cancro da mama”.
No fundo, “são dois movimentos separados que se uniram para lutar por uma mesma causa”, explica, adiantando que a adesão, para já, está a ser francamente positiva.
“Estamos a ser falados por imensa gente e há muitas mulheres interessadas no nosso projecto”, que tem sido divulgado através do passa-a-palavra da blogosfera e de quem anda ligado ao “Rosa Esperança”.
O repto é para que cada mulher se deixe fotografar, despida de preconceitos e em pose alegre, o que pretende simbolizar a luta contra a doença e passar uma mensagem de esperança.
Os 100 retratos vão ser reunidos em livro, a lançar previsivelmente em Outubro, segundo Cunha de Sá, que há cerca de três anos começou a fotografar mulheres portuguesas que se evidenciaram nas suas carreiras profissionais.
Este projecto deu origem a um livro, lançado em 2010, e a uma exposição itinerante de seis meses que passou por várias estações ferroviárias, com o apoio da REFER.
Rui Germano, do movimento Rosa Esperança, e o fotógrafo Gonçalo Cunha de Sá, do movimento Mulheres Portuguesas
As duas primeiras sessões fotográficas para o 100 Mulheres 100 Cancro decorreram no velho Cine-Teatro Casimiro, em Rio Maior, casa da “Quem Não Tem Cão”.
“Nós vamos agora correr Portugal de norte a sul do país para que as mulheres venham ao encontro desta campanha, que serve para dar força e esperança a tantas outras mulheres que, nesta altura, vivem a sua luta contra o cancro da mama”, explica Rui Germano, autor e encenador da peça “Rosa Esperança”.
Rosa Esperança e o Projecto 100 Mulheres 100 cancro vão a Beja fotografar as meninas que quiserem participar nesta aventura de mostrar a Esperança sob a forma de uma foto!
Apelamos a todas as Mulheres e associações de luta contra o cancro da mama que se queiram juntar a esta causa, para entrarem em contacto connosco e ou, se organizarem em grupos - mínimo de 10 - de forma a que possamos combinar e ir ao vosso encontro, fotografando-as nas vossas cidades.
Todos juntos nunca seremos demais a lutar por esta causa!
Para qualquer esclarecimento ou manifestar o interesse em participar neste projecto, podem contactar-nos através do tel: 96 792 6002 ou do e-mail: rui.germano@sapo.pt

.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Rosa Esperança na Benedita



O próximo espectáculo é sábado dia 12 de Março às 21,30 na Benedita!

Queremos passar mais uma vez a nossa mensagem de esperança!

Esperamos por vós... não faltem!!!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Oferta da Ana


Este selo foi oferecido pela Ana, do Blogue da Anininha. Obrigado!
http://aninhalorenco.blogspot.com

Quem gostar... pode levar...

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apanhados...




As meninas divertidas a subir à árvore, no ultimo fim de semana em Estareja!


UM BOM FIM DE SEMANA!!!

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Actividade física semanal reduz incidência do cancro
Fazer 150 minutos de actividade física moderada por semana pode reduzir o risco de cancro da mama e do cólon, segundo as novas recomendações da Organização Mundial da Saúde, divulgadas hoje, sexta-feira, a propósito do Dia Mundial do Cancro.

Hoje no jornal de Notícias


Novos hábitos sexuais" aumentam número de jovens com cancro oral
10h52m

Há cada vez mais jovens a dar entrada nos serviços do Instituto Português de Oncologia com cancros orais. São doentes oncológicos vítimas de "novos hábitos sexuais": sexo oral com vários parceiros.


"Novos hábitos sexuais" aumentam número de jovens com cancro oral
Há mais jovens com cancro oral


Há muitos anos que o perfil social do doente de cancro oral está traçado: homem, entre os 50 a 60 anos, fumador e com hábitos alcoólicos por vezes muito marcados. No entanto, nos últimos anos, os médicos dentistas que trabalham no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa começaram a deparar-se com um novo padrão, "com uma prevalência crescente", revelou Daniel de Sousa, responsável pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do instituto.

"Existe uma nova realidade, que são doentes mais jovens, na casa dos 30 anos, com cancro oral, que corresponde a situações relacionadas com infecção da mucosa oral pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV)", contou à Agência Lusa o cirurgião do IPO de Lisboa.

O professor universitário explicou que o fenómeno se deve a "uma alteração dos hábitos sexuais desta população", que tem mais parceiros sexuais. É que a transmissão de doenças é feita através de sexo oral.

Apesar de serem "cancros orais com uma menor agressividade" e que "respondem melhor à terapêutica", Daniel Sousa defendeu a necessidade de algumas medidas preventivas.

Para o cirurgião do IPO de Lisboa, é preciso alertar a população para o risco de se ter múltiplos parceiros. A vacinação em relação ao vírus HPV de maior risco é outra das sugestões do especialista, que alerta, no entanto, para o facto de a eficácia da vacina ainda não estar cientificamente comprovada.



Hoje no jornal de Notícias


Um cão treinado para farejar o cancro colorectal é quase tão fiável quanto os resultados de uma colonoscopia, defende um estudo publicado ontem no jornal médico Gut, com vista ao desenvolvimento de métodos menos invasivos para detectar a doença. Marine, a cadela de raça Labrador retriever,de oito ano, utilizada no estudo, teve as mesmas 95% de respostas positivas que as colonoscopias quando farejou amostras da expiração e 98% quando se tratarm de amostras de fezes, segundo a mesma investigação, citada pela agência de notícias Bloomberg.



O faro dos cães é especialmente eficaz em cancros que estejam numa fase inicial, com os animais a conseguirem distinguir pólipos de neoplasias, o que não acontece com as colonoscopias. Os resultados apontam para a existência de componentes orgânicos voláteis que podem ser a base diganósticos não-invasivos de cancros colorectais, escreveram os investigadores orientados por Hideto Sonoda, da Universidade Kyushu University, no Japão. As colonoscopias, que implicam a introdução de um tubo com uma câmara no reto, e testes menos invasivos, como análises ao sangue fecal, só detectam casos da doença numa fase inicial em um em cada 10 casos.



“O mais impressionante é a capacidade do cão de detectar o cancro dos intestinos em estádios precoces”, explicou, por e-mail, Trevor Lockett, investigador do cancro do intestino da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, na Austrália. A maioria dos exames não invasivos detecta mais eficientemente cancros em fases mais avançadas do que numa fase precoce, acrescentou. “A detecção em fases precoces é o verdadeiro santo graal no diagnóstico dos cancros do intestino uma vez que as cirúrgias conseguem curar cerca de 90% dos pacientes nestas situações”, referiu Trevor Lockett.



Neste estudo, Marine farejou amostras de 48 pessoas com cancro do intestino confirmado e 258 de voluntários que eram saudáveis ou que tinham sobrevivido a um cancro. O tratador pediu à cadela que identificasse a amostra que apresentava neoplasias em conjuntos de cinco. “Este estudo mostra que existe, de facto, um odor específico deste tipo de cancro”, sublinham os investigadores. “Este odor pode ser uma ferramente indispensável para se fazerem as triagens”. De acordo com os cientistas, Marine foi primeiro treinada para salvamentos em água e, desde 2005, que tem sido treinada para detectar cancros.




Estudos prévios concluiram que determinadas raças de cães, sobretudo Labradores e cães de água português, são capazes de farejas cancros da pede, bexiga, pulmão, mama e ovários. Cães devidamente treinados conseguem igualmente detectar melanomas cheirando uma ferida na pele.


.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

"Rosa Esperança"



Um breve resumo da peça Rosa Esperança.



Foi um grande prazer estar em Estarreja, e rever os amigos que nos foram ver!
Obrigado, pelo vosso esforço e apoio!

Fomos muito bem recebidos por todos!!! Depois do espectáculo fomos presenteados com uma aconchegante ceia, e de seguida fomos para o hotel, onde ficámos muito bem instalados! Foi muito bom apesar do frio, mas cheio de calor humano!!!

Um Bem-haja a todos!

.