segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Rosa, Esperança em Leiria



Mais um espectáculo desta vez em Leira sábado dia 5 de Dezembro às 21h30 no Teatro Miguel Franco!

Esperamos por todos vós neste último dia da nossa 2ª época!
Vai ser muito emocionante... Não tenho dúvidas!!!

.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Faz hoje 33 anos...




Faz hoje 33 anos um dos meus grandes amores, o meu filho Filipe!
Parabéns meu filho, que tenhas sempre saúde, sejas feliz, e que a vida te sorria sempre, e que eu possa acompanhar-te por muitos anos!
Muitas felicidades meu amor!
.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Para ti, e para todos nós...


SERENIDADE



Concedei-me Senhor

A serenidade necessária

Para aceitar as coisas que não posso modificar,


Coragem para modificar aquelas que posso,

E sabedoria para conhecer a diferença
entre elas.

Vivendo um dia de cada vez,

Desfrutando um momento de cada vez,

Aceitando que as dificuldades

Constituem o caminho à paz.

Aceitando como Ele aceitou

Este mundo tal como é

E não como queria que fosse.

Confiando que Ele aceitará tudo,

Contanto que eu me entregue a sua vontade

Para que eu seja razoavelmente

Feliz nesta vida

E surpreendentemente feliz com Ele,

Eternamente na próxima.


Amiga:
Que na tua vida haja suficiente fé
para enfrentar as situações difíceis,

junto com a necessária humildade para
aceitar o que não se pode mudar!

Um beijo.


Marcos Sergio T. Lope

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Gritou 23 anos e ninguém o ouviu...



Correio da manhã
24 Novembro 2009 - 00h30


Bélgica: Falso coma amarra homem à cama durante duas décadas
Gritou 23 anos e ninguém ouviu
Durante "todo este tempo eu tentava gritar, mas não havia nada para as pessoas ouvirem". É assim que o belga Rom Houben, de 46 anos, descreve o martírio de viver um falso coma e não conseguir comunicar com os médicos e as pessoas que o visitavam durante 23 anos.


Os médicos pensavam que estava em coma, mas Rom estava plenamente consciente. Durante mais de 20 anos, viu e ouviu tudo o que diziam à sua volta, mas não conseguia comunicar, noticiou ontem o jornal britânico ‘Daily Mail’.

O homem, que tinha 23 anos quando sofreu o acidente de viação que o deixou totalmente paralisado, foi submetido a vários exames utilizados para diagnosticar o coma, baseados em respostas motoras, verbais e oculares.

A sua salvação foi o médico neurologista Steven Laureys, que lhe fez exames com aparelhos de tomografia de última geração que mostraram que o seu cérebro estava, afinal, a funcionar normalmente.

Desde então, Rom Houben foi submetido a várias sessões de fisioterapia e já consegue digitar mensagens num computador. Um aparelho especial colocado sobre a cama permite que leia livros, mesmo deitado. 'Nunca me vou esquecer do dia em que descobriram o meu verdadeiro problema. Nasci pela segunda vez', contou Rom.

O homem, um entusiasta de artes marciais, manifestou ainda esperança no futuro: 'Quero ler, falar com os meus amigos através do computador e apreciar a vida, agora que as pessoas sabem que não estou morto.'

MILHARES DE CASOS IDÊNTICOS

Steven Laureys, o médico neurologista que descobriu que afinal Rom Houben estava consciente, garante que pode haver milhares de casos idênticos. 'Estima-se que entre três mil e cinco mil pessoas fiquem num estádio intermédio: continuam vivos sem nunca voltar', revelou Steven Laureys ao ‘Daily Mail’. Segundo o chefe do Grupo de Coma do Departamento de Neurologia da Universidade de Liège, 'só na Alemanha, todos os anos, cerca de cem mil pessoas sofrem lesões cerebrais traumáticas graves. Cerca de 20 mil são seguidas por um coma de três semanas ou mais. Alguns morrem, outros recuperam.' Em Portugal ficamos pelas estimativas de 2007, que apontavam para a existência de mais de 600 doentes em coma nos hospitais portugueses. A Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados (UMCCI), que na altura forneceu estes números, afirmou ao CM que não tinha dados actualizados.


Sónia Trigueirão

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Nova técnica para regenerar o peito após o cancro.


Nova técnica para regenerar o peito após cancro
Cientistas estudam forma de criar seios mais naturais e com menos cicatrizes do que com os métodos actuais de reconstrução.
Segundo pesquisadores australianos existe uma forma de estimular o crescimento natural de tecidos da mama para reconstruir os seios após cirurgias de mastectomia em pacientes de cancro.

A técnica, já testada em porcos, consiste em implantar uma espécie de “molde” em forma de seio sob a pele do peito da mulher, sob o qual seriam injectadas células musculares da própria paciente para estimular a produção natural de gordura no local.

Os cientistas do Instituto de Microcirurgia Bernard O’Brien, de Melbourne, pretendem começar os testes em humanos no próximo ano, inicialmente com seis mulheres.

23 de Novembro de 2009

Sapo Mulher

Um abraço para ti...






Abraço...

De repente me deu vontade de um abraço...
uma vontade de entrelaço, de proximidade...
de amizade, sei lá...
Talvez um aconchego que enfatize a vida e
amenize as dores...
Deu vontade de poder rever saudade de um abraço.
Só sei que me deu vontade desse abraço...


Vinícius de Moraes

sábado, 21 de novembro de 2009

5 Revelações...



O Zé Viegas, do blog 1000conversas lançou-me este desafio de completar as 5 frases que se seguem...





Eu já tive... a ideia que este mundo está a ficar louco e podre, e estou a perder a esperança de isso poder melhorar...

Eu nunca... Mais digo nunca...

Eu sei... Que amanhã é um novo dia...

Eu quero ...Vencer a minha doença, ver os meus filhos bem na vida e com saúde, e que sejam sempre homens honestos.

Eu sonho ...Que descubram a cura para o cancro, e sonho viver ainda muitos anos, para me dedicar à pintura.


E... segundo diz, tenho que passar a 10, e estes valem a pena ...!

http://donasdalingua.blogspot.com
hppt://maisumbocadinho.blogspot.com
http://umaluznaescuridao.blogspot.com
http://cinda1960.blogspot.com
http://davovonattyoliveira.blogspo.com
http://brilhodoaanjos.blogspot.com
http://cadernodiariogatapininha.blogspot.com
http://liliana-comoumafenix.blogspot.com
http://isa-casadosavos.blogspot.com
http://quimio-gigi.blogspot.com
.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mitos sobre o cancro da mama...

Desvendados mitos sobre cancro da mama e fertilidade in Portal Oncologia
“Não tem existido um aumento significativo do cancro da mama em mulheres até aos 35 anos”. Esta é a conclusão de Carlos Oliveira, presidente de honra do VII Congresso Nacional de Senologia, que termina esta terça-feira, no Algarve, noticia o site Ciência Hoje.

Segundo Carlos Oliveira, “o cancro da mama não está a aparecer em maior número em mulheres mais jovens. Existe, sim, um aumento global do número de casos.” A conferência “Cancro da mama e fertilidade”, no âmbito deste encontro, analisa em diversos ângulos estas questões e esclarece alguns mitos. É abordada a relação entre a idade da primeira gravidez e o risco de desenvolvimento da doença (e desvendado que engravidar até aos 20 anos reduz em 50% este risco de desenvolver cancro da mama).

No que respeita à lactação, o presidente do congresso afirma que amamentar reduz o risco de cancro da mama “independentemente da duração da amamentação e especialmente nas mulheres que têm antecedentes familiares”.

Quanto à contracepção oral, estudos efectuados concluem que a toma da pílula não aumenta a possibilidade de se contrair a doença, independentemente da idade. A relação entre a interrupção voluntária da gravidez (IVG) e o cancro da mama também foi abordada.

Apesar de, em 1996, uma meta-análise (uma observação de estudos efectuados entre 1957 e 1996) ter referido que haveria aparentemente uma relação entre o aborto provocado e o aumento do risco de cancro da mama, hoje estudos prospectivos demonstram que este risco é inexistente.

Esterilidade e toxicidade

A problemática da esterilidade também foi tratada por Carlos Oliveira através da apresentação de vários estudos feitos entre 1987 e 2004. Destes, realça que a maior parte (16) não revela a existência de um aumento do risco e que apenas em quatro é feito o alerta para os casos de mulheres que efectuaram estimulação dos ovários. Contudo, diz serem necessários mais estudos para chegar a conclusões concretas.

Estudos recentes demonstram que o tratamento contra o cancro pode afectar a fertilidade em 40 a 80% das mulheres que efectuam radioterapia, quimioterapia ou mesmo cirurgia, dado que podem ser a causa de falência ovárica ou de conduzirem a alterações no útero. E se nalguns casos a influência do tratamento na reprodução pode ser transitório, noutros é permanente.

Carlos Oliveira falou sobre a questão da toxicidade dos medicamentos e das estratégias para preservação da fertilidade (congelação de embriões, de folículos, na transposição de ovários, na protecção dos ovários com medicamentos). Neste âmbito, defende a criopreservação do tecido ovárico, prática já efectuada em Portugal e que já foi responsável pela geração de seis crianças em todo o mundo.

“Considera-se a relação [cancro da mama e fertilidade] quando existe doença instalada e a mulher está grávida ou até 12 meses após o parto”, refere Carlos Oliveira. Apesar de serem, regra geral, “tumores mais agressivos”, afirma, a maior parte dos estudos conclui que não interfere na sobrevivência das mulheres nem aumenta o risco.

Pesquisa da Isalenca.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Aveiro, a nossa Veneza...

Sábado fomos a Aveiro almoçar a casa de uns amigos um belo leitão assado que estava uma delícia! Eu gosto de leitão, mas evito comer carne... Todos diziam que estava bom, e não resisti a provar um bocadinho, e digo que nunca comi melhor... Nem o da Bairrada e Mealhada se lhe comparam! Foi um belo almoço na companhia dos amigos do Zé Manel!
Ao fim da tarde fomos para o centro da Cidade passear, mas como o tempo estava de chuva fomos até ao Centro Comercial à espera que a Cinda e a Margarida fossem ter connosco para jantar, e a seguir fomos ver cantar o Miguel Oliveira e a sua banda, ao Café Concerto do Teatro Aveirense! Foi uma noite maravilhosa... A Natty, a Rita, e os respectivos maridos ficaram muito surpreendidos quando nos viram lá! Foi uma noite fantástica entre amigos, ouvindo boa música... Parabéns a todos, e muito sucesso no meio musical!

O Teatro Aveirense é antiquíssimo e muito bonito, gostaria muito que o nosso Projecto Rosa Esperança fosse lá!
Aveiro é uma linda cidade, que gosto sempre de visitar!


Por último, a nossa querida Gigi faz hoje anos hoje!


Parabéns Gigi!!!
Muitas felicidades, muitos anos de vida, e que concretizes todos oa teus sonhos!
Um dia muito feliz! Beijinhos!
Alda e Zé Manel!
.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Fantástico! Spot cancro da mama.



Fantástico!!! Spot do cancro da mama!

******

E como a vida é curta, temos de a viver da melhor maneira possível, que tal hoje festejar o S. Martinho comer as castanhas e uma boa àgua-pé???




.Celebre o Magusto hoje!


Em casa ou na rua, a tradição manda que no dia de S.Martinho haja castanhas para todos.
O Magusto é uma festa popular, cuja celebração diverge um pouco por todo o país, conforme as tradições regionais.

Muito embora algumas dessas tradições já estejam perdidas, a verdade é que outras perduram no tempo como a reunião à volta de uma fogueira onde se assam castanhas ou bolotas, bebe-se a jeropiga ou vinho novo, fazem-se brincadeiras e entoam-se canções alegres.

Esta celebração está associada à lenda de um soldado romano,conhecido por Martinho de Tours, que ao passar a cavalo por um mendigo quase nu, cortou a sua capa ao meio com a espada e neste preciso momento, parou de chover, derivando daí a expressão "Verão de São Martinho".

O magusto celebra-se também na Galiza e nas Astúrias

domingo, 8 de novembro de 2009

Rosa Esperança em Benavente




Benavente




Fomos mais uma vez muito bem recebidos, desta vez na simpática Vila de Benavente.
Correu tudo muito bem, e no fim do espectáculo tinha-mos uma ceia à nossa espera! Estava tudo muito bom! Obrigado a todos que se esforçaram para que tudo corre-se tão bem!
Tive a agradável surpresa de ver na assistência a Sra D. Maria Cristina G.Ferreira Coordenadora Nacional e a Sra D. Rita Teles Branco Coordenadora Regional Sul, da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Foi muito bom rever estas duas Senhoras com quem tive o prazer de partilhar durante 4 meses o Projecto de "Um Dia Pela Vida" nas Caldas da Rainha no ano de 2007. Assistiram à peça e não se pouparam a tecer elogios a todos nós!
Estamos todos de parabéns mais uma vez!!!
Tivemos a visita especial da grande actriz Adelaide João que veio acompanhada pelo Osvaldo. Tirámos várias fotos juntos, e foi um grande prazer estar com profissionais e saber a sua opinião, que foi muito positiva!

Fiquei muito contente quando a Maria de Jesus de Lisboa se dirigiu a mim... Eu não a estava a reconhecer nem ao seu marido...peço desculpa, mas só a tinha visto uma vez no nosso encontro em Fátima. Foram de Lisboa para ver a peça, e gostaram muito!

A nossa querida Lina e o Kim, também nos deram o prazer da sua companhia, e levaram a "nelinha" que é uma gracinha de cadela...
O Carlos e a Rosa de Rio Maior também nos foram dar apoio!
Obrigado a todos!!!
Agora são umas mini-férias do teatro, até dia 5 de Dezembro em Leiria!

Vai saber muito muito bem estes três fins de semana de descanso.. Mas acho que vou ter saudades...

.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Para ti Isa!


Coragem

A maior prova de coragem é suportar as
derrotas sem perder o ânimo.

Um xicoração apertadinho

.

Parabéns Paulo!

A foto é da Cinda



Hoje o amigo Paulo, o nosso fotógrafo privativo está de parabéns!
Desejo-te muita saúde paz e amor junto da tua família, muitas alegrias e muitos anos de vida, e eu que veja! Um dia muito feliz!!!
Beijos e abraços da Alda e Zé Manel.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Rosa, Esperança em Benavente!



Sábado dia 7 de Novembro às 21,30 em Benavente!
Não faltem, precisamos de todos... A receita reverte a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro!

.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mais um testemunho...

Olá a todas,
Lindo, lindo, lindo... não tenho palavras adorei o vosso espectáculo tenho orgulho de ser Mulher depois de assistir a tamanha coragem ... como profissional da saúde recomendo a todos os doentes para ir ver a vossa peça porque qualquer doente se pode identificar com a vossa luta.
Parabens estavam lindas assim com os restantes participantes estão todos de parabens a todos digo a mesma coisa lindo, lindo, lindo fez-me arrepiar, chorar, rir conseguiram de uma maneira muito forte,terna e animada fazer passar a mensagem de que vale a pena lutar e viver esta vida maravilhosa...
Abraço
Ao dispor
Estefânia
Famalicão


Obrigado!!!
Testemunhos destes fazem-nos bem e encorajam-nos a continuar!

domingo, 1 de novembro de 2009

Guimarães... Um banho cultural



Guimarães tem um grande património cultural, é uma das cidades que me faz sentir muito orgulho em ser portuguesa... Linda...Mesmo num dia chuvoso.
Já foi à muito anos, mais de 20 quando lá fui. Nessa altura era verão e a temperatura era de 42º nem se conseguia respirar... de maneira que muita coisa ficou por conhecer, e desta vez foi a chuva, então o melhor será voltar lá na primavera talvez...

O espectáculo foi no Grande Auditório da Universade do Minho, houve alguns contratempos técnicos mas tudo se resolveu da melhor maneira. Foi mais um dia em que fizemos tudo em contra relógio... cada espectáculo é sempre diferente!!!

Sentimos uma grande adrenalina, mas no fim quando acabamos de actuar e ouvimos os aplausos, e nos dizem palavras tão lindas e sentidas, reconheço que por tudo isto vale a pena!

A representante da Camara Municipal subiu ao palco no fim do espectáculo e com poucas palavras nos deixou a todos muito sensibilizados... eu fiquei de lágrima no olho!
Ando neste projecto de alma e coração, e penso que todos sentem o mesmo que eu!!!
As nossas amigas Laura, Natty, Ritinha e filho, lá estavam com os seus maridos para nos apoiarem! Ter amigos assim é uma maravilha... Obrigado!

Fomos muito bem recebidos pelo enfermeiro Mário da Associação Delinear Desafios e por todo o grupo, e os seus elogios à peça também me deixaram muito feliz!

Ofereceram-nos a refeição numa das salas do Auditório depois de espectáculo, pena ter-mos só 20 minutos para o fazer, porque o condutor do autocarro tinha de terminar o serviço à meia noite e tinha de nos levar à pousada, depois fomos dar uma volta pela cidade.
A manhã foi passada a tirar fotos pela Cidade sempre a chuver, mas mesmo assim ainda deu para conhecer melhor a nossa cidade berço.





As viagens têm sido longas... Depois das anedotas alentejanas e que me deixaram rouca de tanto rir, a pausa para o cafézinho, e ...




Até na Área de Serviço do Ovar deu para ensaiar enquanto a Cinda não chegava!



CENAS DE BASTIDORES





Fotos Alda e Zé Manel.