quinta-feira, 30 de julho de 2009

Para refletir...



Às vezes precisamos de nos fortalecer e de ouvir frases bonitas... mas com significado.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

"Ganda" alentejanito!!!

Eu como pescadora, não podia deixar de dar esta boa notícia. Ser campeão do Mundo não é para qualquer um...


Campeão do Mundo de Pesca Desportiva em juvenis é de Alvito.

António Nunes, um jovem do Clube Amadores de Pesca do Baixo Alentejo, sagrou-se, no último fim-de-semana, campeão do Mundo de Pesca Desportiva na categoria de juvenis.


António Nunes, um jovem de 14 anos, residente em Alvito sagrou-se, no último fim-de-semana, campeão do Mundo de Pesca Desportiva na categoria de juvenis. António Nunes que pertence ao Clube Amadores de Pesca do Baixo Alentejo viu assim reconhecido o trabalho que tem vindo a desenvolver e que já, no ano passado, lhe tinha permitido participar no Mundial.

António Nunes, pai do jovem campeão e presidente do clube, está naturalmente orgulhoso e afirmou que o título de Campeão Mundial resultou da força de vontade e empenho que o filho tem tido.

O Clube Amadores de Pesca do Baixo Alentejo existe há cerca de um ano e para além de ter o Campeão Mundial em Juvenis tem também o Campeão Nacional de Iniciados. António Nunes disse ainda que são precisos mais apoios para que o projecto que têm possa chegar mais longe.

sábado, 25 de julho de 2009

A noite escura da alma...





No dia 22 ouvi a notícia que duas mulheres mãe e filha, morreram na linha do comboio do Oeste, mas nunca me passou pela cabeça que fossem minhas conhecidas, e na quinta feira de manhã fiquei em estado de choque quando soube quem eram...
A Bela, era minha cliente à muitos anos, quase todos os dias nos via-mos porque ela trabalhava em frente ao meu Instituto de beleza, e tinha estado comigo à dias a arranjar os pés e as mãos antes daquela tragédia. Ninguém sabe o que a levou a fazer aquela loucura juntamente com a mãe. Foi hoje o funeral mas ainda me parece que é mentira! Ninguém compreende este acto de loucura e desespero!
Que descansem em Paz.


Os limites da razão são um dos motivos pelos quais arranjamos problemas pelo facto de confiarmos excessivamente na razão, e acreditamos que as pessoas inteligentes e bem-intencionadas conseguem resolver qualquer conflito.
Estamos sempre a ser apanhados em histórias que não conseguimos resolver por estarmos mergulhados nelas. Somos arrastados por acontecimentos e personagens. Acabamos atolados numa selva de emoções, mas continuamos a pensar que conseguimos sair delas só com a força da nossa inteligência. Estamos condenados à desilusão e à frustração justamente por causa das nossas ideias erradas acerca da vida humana.
Quer queiramos ou não, a vida humana é um drama, muitas vezes repleto de personagens estranhas e de cenários terríveis.

.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Tchim, tchim, brindem comigo !!!



Hoje foi dia de consulta, e felizmente saiu-me mais um euro-milhões!!! Os exames e as análises estava tudo bem, só continuo com o colesterol um bocadinho alto.

Vou brindar com muita alegria mais uma vitória!!!
Está quase a fazer 3 anos que aquele intruso foi expulso de dentro de mim, e o que mais quero na vida é que nunca mais me apareça!!! Nunca mais!!!

Ando muito ocupada e sem tempo para nada, por isso o texto é curto...
Às amigas peço desculpa de não comentar nos vossos blogs, mas agora tenho mais trabalho (é a minha época alta) tenho que aproveitar que o verão é curto...

Beijos e abraços

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ser Benfiquista


Foto tirada em Portimão

Os cães também têm bom gosto! Este estava impávido e sereno, apesar de me olhar com ar desconfiado quando tirei as fotos! E viva o Benfica!!!


.

domingo, 12 de julho de 2009

Cancro do pâncreas, nova esperança

Domingo, 12 de Julho de 2009

Pâncreas: Investigação abre esperança ao tratamento do cancro

O cancro do pâncreas é um dos mais letais e quando é descoberto já pouco se pode fazer, mas investigadores da Universidade de Coimbra recorreram à genética para descobrir quais as lesões que se tornarão malignas.

Pioneira a nível internacional, a investigação está a ser finalizada no Centro de Investigação em Meio Ambiente Genética e Oncologia (CIMAGO) da Faculdade de Medicina de Coimbra e os resultados permitem perspectivar, a curto prazo, uma metodologia capaz de discriminar as lesões que no futuro evoluem para cancro.

A investigação consiste em análises genéticas de vários marcadores no DNA do líquido ou aspirado pancreático, colhido na biopsia, identificando as mutações que prevêem a evolução para a malignidade.

Deste modo, a análise genética pode ser feita muito antes da degeneração, o que permite uma conduta terapêutica preventiva, ou seja, a cirurgia, que continua a ser o mais eficaz tratamento destes tumores.
Pelos métodos actualmente disponíveis, em cerca de 80 por cento dos casos em que se detecta um cancro do pâncreas já não é possível operá-lo e o tratamento por quimioterapia e por radioterapia tem resultados muito limitados, referiu à agência Lusa José Manuel Pontes, coordenador da investigação.

«Mais de 90% das pessoas a quem é diagnosticado cancro do pâncreas estão mortas em cinco anos. Entre os 20 por cento que são operáveis, a maior parte acaba por ter uma recidiva tumoral e morre», explica.

Na prática, «só nos casos que, quase por milagre, são diagnosticados numa fase muito precoce é que a cirurgia é curativa e estão vivos aos cinco anos», refere, salientando que este é o quinto cancro mais frequente em Portugal, e tem vindo a aumentar a nível internacional.

Em média surge já na terceira idade, mas também aparece em crianças. O tabaco e o álcool, além da história familiar, são factores de risco.


O número de novos casos em cada ano (entre 500 e 1.000) é idêntico ao dos doentes que morrem, afirma José Manuel Pontos, frisando ser algo que não acontece com mais nenhum tumor.

A equipa da Universidade de Coimbra tem vindo a pesquisar as mutações genéticas com risco oncológico em tumores e quistos. Participam cerca de 160 doentes dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), Instituto Português de Oncologia do Centro (Coimbra) e Hospital CUF (Lisboa).

A análise dos marcadores genéticos é feita a partir da colheita na biopsia, que já habitualmente é feita no doente que apresenta queixas ou lesões, não encarecendo assim o diagnóstico nem sujeitando o paciente a nova intervenção invasiva.

José Manuel Pontes diz que em 25% dos casos em que é possível operar acaba por se constatar que a cirurgia era desnecessária, pois o que existia era apenas uma inflamação pancreática. E trata-se de uma operação de alto risco, com elevada morbilidade e mortalidade.

«O objectivo é permitir um diagnóstico mais seguro, fiável, para detectar quais as lesões que evoluem para a malignização, e propor um tratamento preventivo, que é a cirurgia», conclui o investigador.

Diário Digital / Lusa

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Mais uma...


Não queria dizer...( Mais uma, porr! )mas é uma frase que digo já muitas vezes...mais uma, mais um, isto começa a ser um flagelo, e as pessoas começam a ficar assustadas, e até com medo de irem ao médico...mas não pode ser, e por mais medo que se tenha, ir ao médico quando não nos sentimos bem ou por mera rotina, é o primeiro passo a dar para o nosso bem!!!

Em Junho quando fui uns dias de férias a Portimão, chegamos lá à hora de jantar, e parámos na Guia para comer aquele frango que tanto gostamos e que estava tão bom. Quando estávamos a começar a jantar, entra uma mulher ainda muito nova com um lenço rosa na cabeça, e eu costumo sempre dizer quando vejo alguém sem cabelo (mais uma, porra.!!!) Sinto sempre o impulso de ir falar com a pessoa, e dizer que também já passei por o mesmo e que agora estou bem! Nesse dia não o fiz porque estava a começar a refeição, e quando acabei a Sra já tinha ido embora. No dia seguinte acontece a mesma coisa, numa esplanada de Portimão estava outra mulher ainda nova, também sem cabelo e com lenço, e lá digo outra vez a mesma frase! Isto está a ficar assustador, cada dia mais gente a ficar doente, e cada vez mais novas...

À 8 dias mais uma amiga que foi operada... mais uma, que ficou sem a mama. Felizmente correu tudo bem e já está em casa. É uma mulher com muita coragem e está a reagir muito positivamente. Tem uma filha com 15 anos, e um filho mais novo, uma família que a apoia e um marido excepcional que a ajuda em tudo. Ontem liguei para saber como estava, e gostei muito de ouvir a sua voz alegre e fresca, a dizer que queria ir tomar um café connosco no sábado ou no domingo. Fiquei muito feliz por saber que está a reagir bem "dentro do possível"... bem, bem, nunca se reage numa situação destas, mas ser positiva ajuda muito.

Desejo a todas as guerreiras que estão em tratamentos que a ressaca passe depressa, e as que estão a fazer exames que os resultados sejam os melhores!!!

Tudo a correr muito à Lurdes que já saiu do aquário! Força Lurdes!

Beijos, e abraços para todas.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Quero abraçar o Sol...


Foto retirada da net

Acabei agora de fazer a mamografia e a eco mamária, e a minha mamoca está toda boa! Hoje a Doutora que me consultou foi a mesma que me deu a má notícia à 3 anos! Nunca mais a tinha visto... mas hoje felizmente as notícias que me deu foram muito boas! O diabo não está sempre atrás da porta...
Apetece-me abraçar o Sol, de tão feliz que estou...
O pior já passou, mas ainda me falta fazer as análises, o RX ao tórax, e a consulta é dia 22 de Julho. Até lá é preciso é ter calma, e acreditar!


P.S. Hoje tive o prazer de dar um beijinho a uma grande Senhora a Simone de Oliveira, que veio às Caldas para o programa em directo "SIC ao vivo".

.

domingo, 5 de julho de 2009

Peniche, o passeio de hoje...



Hoje o nosso passeio de domingo foi a Peniche. Estava a apetecer-me comer umas sardinhas e fomos até à Atouguia da Baleia ao restaurante Bateira, onde se come a melhore caldeirada de Peniche. A idéia era irmos comer as sardinhas, mas como já fomos um pouco tarde, já não havia sardinhas e então comemos polvo à lagareiro que estava uma delícia... Depois fomos dar o passeio do costume pela marginal até ao Cabo Carvoeiro, tirar mais umas fotos e assim se passou mais um domingo.


Forte da Luz em Peniche




Fotos:Aldinha

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Histórias de vida!



É muito importante para quem tem cancro da mama ler testemunhos de outras mulheres que já passaram pelo mesmo e venceram a doença.
É uma esperança de vida e uma força inexplicável... Por isso vou postando testemunhos de várias mulheres para ajudar quem está numa fase mais difícil, e precisa de muita força e esperança!



Testemunho da Teresa:


“Olhar-me ao espelho sem mama e careca não foi fácil mas pensei que seria apenas um período, e foi.”
Após um exame de rotina os resultados mostraram que algo de anormal se passava com a minha mama direita. Novos exames foram feitos e tinha... CANCRO Senti que de um dia para o outro "o cancro caiu no meu colo". Eu era saudável e de repente estava a morrer...não podia ser.

Lembro-me que pensei: TENHO que arregaçar as "mangas" e lutar. Pedi ajuda aos médicos no sentido, precisava de estar a par de tudo para saber como lutar e eles colaboraram. A espera pela cirurgia foi o pior. Tinha o cancro dentro de mim e ele estava a matar-me, isso foi agoniante. Quando acordei da cirurgia senti que a vida me tinha dado uma nova oportunidade...tinha renascido para a vida.

Tudo estava sobre controlo, tinha que fazer quimioterapia e radioterapia apenas por prevenção. Aceitei com tranquilidade, esta forma de estar fazia parte da minha técnica de luta. "Olhar-me ao espelho sem mama e careca" não foi fácil mas pensei que seria apenas um período, e foi.

Aceitar Hoje, passados 7 anos sou uma mulher que acredita na felicidade e no amor e que vale sempre a pena lutar e descobri o quão importante foi "aceitar". Deixo aqui um apelo a todas as mulheres que estão a passar por este pesadelo: Confiem e acreditem que há vida para alem do cancro... força! Às mulheres saudáveis deixo outro apelo: Estejam atentas. Sempre que haja alguma alteração no vosso corpo. Cuidem-se. Nem tudo é cancro mas se for encontrado numa fase inicial a possibilidade de sobrevivência é muito elevada.

Teresa, 38 anos Profissão: Consultora de seguros

Cancro da mama, e o papel da informação...


Educação escolar na prevenção e detecção do cancro da mama
Educação Escolar
Papel da Informação

O Cancro da Mama tem três grandes inimigos: o medo, a ignorância e a negligência. O número de mulheres cada vez mais jovens afectadas por esta doença traduz a necessidade de se estender a informação a uma população cada vez mais nova, bem como, desmistificar mitos e crenças erradas. A par das aprendizagens curriculares, seria importante que as escolas disponibilizassem um tempo e um espaço de divulgação e esclarecimento acerca desta patologia. Isto porque, quanto mais se sabe sobre a doença, mais fácil é lidar com ela. É certo que, por se ter mais informação a doença não deixa de surgir. Contudo, pode permitir, seguramente, um maior número de comportamentos de adesão aos rastreios (prevenção) e uma melhor adaptação psicológica à doença, com um maior controlo de fontes de stress e ansiedade. Quando detectado a tempo, há 90% de hipóteses de cura do cancro da mama Informações como esta e muitas outras são importantes serem transmitidas e divulgadas para que se perceba que cancro da mama não é sinónimo de morte. Ter cancro da mama está longe de ser fantástico (infelizmente ainda não há nada que o possa impedir), mas se se tiver desenvolvido uma consciência acerca do assunto, baseada em informações claras e verdadeiras e na partilha de experiências positivas, a vivência traumática desta doença pode ser minimizada. Por isso, conheça para não temer e previna para mais viver! (Ana Lúcia Costa – Psicóloga)

Vencer e viver.