sexta-feira, 3 de julho de 2009

Histórias de vida!



É muito importante para quem tem cancro da mama ler testemunhos de outras mulheres que já passaram pelo mesmo e venceram a doença.
É uma esperança de vida e uma força inexplicável... Por isso vou postando testemunhos de várias mulheres para ajudar quem está numa fase mais difícil, e precisa de muita força e esperança!



Testemunho da Teresa:


“Olhar-me ao espelho sem mama e careca não foi fácil mas pensei que seria apenas um período, e foi.”
Após um exame de rotina os resultados mostraram que algo de anormal se passava com a minha mama direita. Novos exames foram feitos e tinha... CANCRO Senti que de um dia para o outro "o cancro caiu no meu colo". Eu era saudável e de repente estava a morrer...não podia ser.

Lembro-me que pensei: TENHO que arregaçar as "mangas" e lutar. Pedi ajuda aos médicos no sentido, precisava de estar a par de tudo para saber como lutar e eles colaboraram. A espera pela cirurgia foi o pior. Tinha o cancro dentro de mim e ele estava a matar-me, isso foi agoniante. Quando acordei da cirurgia senti que a vida me tinha dado uma nova oportunidade...tinha renascido para a vida.

Tudo estava sobre controlo, tinha que fazer quimioterapia e radioterapia apenas por prevenção. Aceitei com tranquilidade, esta forma de estar fazia parte da minha técnica de luta. "Olhar-me ao espelho sem mama e careca" não foi fácil mas pensei que seria apenas um período, e foi.

Aceitar Hoje, passados 7 anos sou uma mulher que acredita na felicidade e no amor e que vale sempre a pena lutar e descobri o quão importante foi "aceitar". Deixo aqui um apelo a todas as mulheres que estão a passar por este pesadelo: Confiem e acreditem que há vida para alem do cancro... força! Às mulheres saudáveis deixo outro apelo: Estejam atentas. Sempre que haja alguma alteração no vosso corpo. Cuidem-se. Nem tudo é cancro mas se for encontrado numa fase inicial a possibilidade de sobrevivência é muito elevada.

Teresa, 38 anos Profissão: Consultora de seguros

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Alda
Desculpe entrar assim de rompante mas leio o seu blogue quase diáriamente e ao ler este testemunho tenho 99,9% de certeza que se trata de uma grande mulher. Tive o privilégio de a conhecer no IPO pois ela faz parte da associação Viver e Vencer. Ajudou-me imenso após a minha cirugia. Foi incansável. Inclusivé, foi ela quem me fez o favor de ir compar um soutien especifico, que deveria usar.
Quero deixar um Grande Obrigada à Teresa.
Beijinhos para todos

VandaReis

Anónimo disse...

*comprar :0)

Bjs

VandaR

Natty disse...

Aldinha, pois é... realmente estes testemunhos são muito importantes.
UM GRANDE XI-CORAÇÃO e um Bom fim-de-semana para todos.
Natty