quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Acreditar é vencer!!!

IsaLenca said...

Cancro da mama: Professora que venceu a doença diz que o segredo está no "acreditar"
Viana do Castelo, 29 Out (Lusa) - Nunca deixar de acreditar e seguir sempre "à risca" os tratamentos prescritos pelo médico são os segredos para vencer a "luta desigual" contra o cancro da mama, disse hoje à Lusa uma professora que teve aquela patologia.
"Nunca deixei de acreditar, nunca fiquei na cama, nunca chorei, nunca pensei que ia morrer. Pensei sempre 'não, não quero morrer, não vou morrer'. E estou aqui. Se venci o cancro? Eu quero dizer que sim, que venci. Continuo com as consultas de seis em seis meses, mas acho que venci", referiu Isabel Soares.
Residente em Caminha, esta professora de Educação Visual, actualmente com 59 anos, soube que tinha cancro da mama em Dezembro de 2001.
Teve de amputar um seio e fazer esvaziamento de uma axila, tendo-lhe ainda sido prescrito um tratamento de quimioterapia com 42 sessões de cinco horas e meia cada uma.
"Tive todos os efeitos secundários que se possa imaginar, desde a queda de cabelo até à queda da unhas. A minha pele ficou toda queimada e rebentou. Deixei de poder andar, porque inchei muito. Não conseguia escrever nem sequer folhear uma revista", contou.
Recorda que, ao fim de três meses de quimioterapia, os médicos lhe disseram que "tinha pouco tempo de vida, que não havia nada a fazer, porque não estava a ter resultados".
Mas Isabel Soares nunca desistiu, levou o tratamento até ao fim e seguiu sempre à risca as instruções do médico.
"O segredo também é esse. Não andar sempre a trocar de médico e fazer religiosamente tudo o que ele diz", aconselha.
Isabel Soares melhorou e, hoje, considera que venceu o cancro, embora tenha ficado com sequelas para toda a vida: o coração "fraquíssimo" e complicações "irreversíveis" na medula.
Enquanto espera pela reforma antecipada, por que luta há cinco anos, passa os dias no seu ateliê de pintura, onde dá asas à sua imaginação e criatividade.
"Este é o meu escape", confessa, mostrando as suas pinturas sobre seda, técnica em que se especializou.
Com algum humor, acaba por corroborar a opinião de uma amiga médica, que na altura em que ela se preparava para retirar o seio, lhe disse que tinha tido sorte. "Realmente, acabei por ter sorte, porque o cancro afectou-me o lado esquerdo, deixando-me esse braço praticamente inutilizado. E para trabalhar eu preciso mesmo é do direito".


Retirado do blog Superglamorosas, escrito pela Isalenca sempre atenta à informação!
29/10/09 10:41 AM

4 comentários:

IsaLenca disse...

Mais um testemunho de uma Guerreira.
E estou sempre nas notícias sim e adoro notícias positivas.

Hoje estou de rosa mas vi pouquíssimas mulheres com uma peça dessa cor.
Bjs e bom teatro lá por Guimarães!

Daniela disse...

é mesmo uma guerreira, uma lutadora!
bjs

Alda disse...

Eu também ando de rosa, com o laço rosa, mas também não vejo muitas mulheres de rosa...

Isa disse...

E eu hoje também ando com um lenço rosa ao pescoço.
Beijinhos a todas em especial às amigas do "Rosa esperança".
Isabel