terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Filho és...pai serás...


Ontem vi um programa na SIC, e o tema era sobre violência, maus tratos sobre os pais idosos, e fiquei muito impressionada!
Este texto que publico a seguir é do blogue http://gostodegostar.blogspot.com
Segundo parece vai ser uma peça de teatro que a Graça Lobo vai representar...


Texto do Blogue Parapeito:


.
Mas você não acha? Aos setenta e cinco anos devía-mos era dar-lhes uma injecção e pronto. Acabar com eles. Eu, desde que vivo com o meu pai, não tenho vida social. Já nem jantares dou.
E dantes tinha amigos a jantar cá em casa todos os dias. Era divertidissimo. E nem vida sexual eu tenho. Como é que os posso trazer cá para casa? Então não acha? E para eles seria um alívio. O que é que eles andam cá a fazer? Os velhos. Nada. São um peso. Uma maçada. Coitados. Era dar-lhes uma injecção e pronto. Morriam em paz. E deixavam-nos em paz. Assim andam por aí a apodrecer. A sofrer. Coitados. E maçam-nos. Ainda por cima é uma despesa enorme. Por causa dos iogurtes, dos ossos deles. Ele é o cálcio, ele é as análises, ele é as grípes, e os acidentes vasculares, e as vitaminas. Um despesão. Mas não acha? É horrivel dizer isto? Não acho. Uma injecção. Uma injecção e acabar com eles. Para que é que eles servem? Para nada, não é verdade? Eu sempre fui uma boa filha. Mas há limites.
Não acha?
*
Sinceramente
Graça Lobo (actriz)


*


É medonho, mas de facto vivemos numa sociedade em que cada vez se pensa mais assim.
Em que cada vez se ama menos. se tem menos tolerância, e menos respeito por aqueles que estão no limiar da idade..
Como podem haver pessoas tão desprovidas de emoções , para conseguirem abandonar aqueles que os puseram ao mundo, que os amaram e os acompanharam enquanto precisaram
Não se lembram que tambem ha-de chegar a vez deles....e depois como será?
(de certo vão desejar...a tal injecção)
*
maria loBos
Brisas mansas para todos****
*
Imagem net

3 comentários:

IsaLenca disse...

Já dizia Victor Hugo na sua obra "Os Miseráveis" :
"A miséria de uma criança interessa a uma mãe, a miséria de um rapaz interessa a uma rapariga, a miséria de um velho não interessa a ninguém ".
Infelizmente acontece a muitas pessoas. Mas temos de dar o exemplo para que as nossas gerações futuras não cometam o mesmo erro. Na minha família sempre tomámos conta dos mais velhos: ficam na nossa casa, vivem connosco sempre. Já é assim há 4 gerações (que tenha conhecimento) e assim quero que continue. Pode ser que os meus filhos, com esta educação e exemplo também cuidem de mim.

Alda disse...

Decerto que sim! Vão ser os dois muito bem tratados, porque são os exemplos que têm em casa! Também espero que os meus o façam! Beijinhos

lágrima disse...

.."A miséria de uma criança interessa a uma mãe, a miséria de um rapaz interessa a uma rapariga, a miséria de um velho não interessa a ninguém "..

Perdoa entrar assim sem avisar e ainda por cima usando citação de IsaLenca, mas é uma raiva que me dá, esta violência sobre os indefesos, sobre quem temos obrigação de proteger.