quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Faz hoje três anos...

Faz hoje 3 anos que nasceu o "Viver Outra Vez"!
Foi a Anixinha que me motivou a fazê-lo, e depois de vir de férias e ter estado com ela, já vinha com vontade de tentar, e sem perceber nada disto lá me decidi!

A ideia era partilhar a minha experiência, ajudar outras mulheres, e também aprender com a experiência delas, e aprendi muito!!!

Aqui nasceu esta grande família das "amigas do peito e do coração"!
O meu obrigado especial à Nela, e a todas que me deram apoio, e carinho! Sem a vossa ajuda teria sido mais difícil!
O meu objectivo foi conseguido... aliás ultrapassou todas as minhas expectativas, e por isso enquanto puder, com mais ou menos frequência manterei este blogue sempre activo, em prol da nossa amizade, e em memória das amigas queridas que já partiram, mas eu sinto que elas vêm aqui saber das novidades... Que saudades...




Foi este o primeiro post!

Domingo, 5 de Agosto de 2007
Falando de mim
O meu é Alda, vivo no Oeste, numa linda Cidade perto do mar.
Não me imagino a viver longe do mar, do cheirinho a iodo, da espuma branca das ondas. Porque é olhando o azul do mar, as ondas a rebentarem com toda a sua beleza, que me acalmo nas horas de tristeza, e dúvidas quanto ao futuro.Limpo a minha mente, dos pensamentos menos bons, que por vezes me assaltam.Para mim é uma boa terapia. Também gosto muito de pescar, e já tenho saudades de apanhar uns peixitos.
Posso dizer que nunca tinha tido, grandes problemas com a saúde, mas quando tive que ser operada, à minha mão direita, a uma ris-artrose no dedo polegar, e ao canal cárpico não foi fácil!
Foi em Setembro de 2005, e o tempo de recuperação foi longo.
Dois meses e meio com gesso, e quatro meses sem poder fazer nada! Até aprendi a escrever com a mão esquerda... Para mim foi muita preocupação e incerteza, porque não sabia como ficaria. As mãos são a minha ferramenta de trabalho, mais importante. Iria que ser operada também à mão esquerda, mas agora está fora de questão.
Mas posso dizer que recuperei bem, e que tudo isso foi um mal menor, porque o pior surgiu no dia 11 de Julho de 2006. Numa consulta de rotina, ao fazer a mamografia e a ecografia, nesse momento o Mundo caiu-me aos pés.
O nódulo benigno que eu tinha desde 1997 transformou-se, e havia a suspeita de ser maligno. Não dá para descrever o que senti, nesse momento senti um turbilhão de emoções, depois bloqueei e fiquei apática...
Enquanto esperei pelo resultado, para entregar ao meu médico, perdi a noção do tempo, mas tinha de reagir e decidi que iria lutar com todas as minhas forças, nesta dura batalha: Vencer o Cancro.
Foi uma luta contra o tempo, exames e mais exames, em Agosto tudo é mais difícil e demorado, mas não me posso queixar, em pouco mais de um mês, tinha os resultados de todos os exames!
Felizmente não tinha metástases, e podia ser operada, e apesar de não ser o que desejaria, foi o melhor que me podia acontecer, porque infelizmente muitas mulheres não podem ser logo operadas, têm que fazer quimioterapia e radioterapia antes.
A opinião do meu médico foi fazer mastectomia radical, seria o mais seguro, porque era carcinoma ductal invasivo moderadamente nodular, e como esse é manhoso, tive que fazer quimioterapia.

Publicada por Alda em Domingo, Agosto 05, 2007 11 comentários

9 comentários:

Lina Querubim disse...

Parabéns ao "Viver outra vez" que através dele cheguei a ti :o) bem dita a hora que a Anixinha te motivou!
Nada na vida é por acaso...beijinhos e venham muitos mais anos de partilha e amizade!
Beijinhos para ti e Zé Manel ;o)

Gatapininha disse...

Parabéns pelo blog Alda!
Que conte muitos mais:)

jokas

IsaLenca disse...

Já foi há 3 anos...o tempo voa.
És mesmo uma pequena grande mulher!

Agora toca a continuar a andar para a frente, como sempre fazes, durante muitos anos- sempre com o teu alentejano Zé e connosco por perto!

Bom fim-de-semana. Bjs

Natália Fera disse...

Parabéns Alda
Também tu com o teu blog me ajudaste muito,embora nem sempre comentando,sabes que passo sempre por aqui,também não esqueço nunca a maravilhosa pessoa que és e o convite que um dia me fizeste para eu me integrar mais neste maravilhoso grupo das amigas do peito e do coração.
Estas gestos marcam-nos e podes crer que a mim me marcou muito e nunca o vou esquecer.
Obrigado por ter o previlegio de ser tua amiga e poder contar também com a tua amizade.
Muitos beijinhos e venham muitos mais anos sempre com este espírito de partilha e esta linda amizade que nos une.
Felicidades

Marcia disse...

Olá Alda,nos falamos no facebook.
Parabéns pelos anos do Blog,com o título muito bem escolhido.!
beijinsss

Isa disse...

Parabéns Alda, foste a segunda amiga a conhecer, deste universo de amigas lindas e maravilhosas!
Beijinhos para ti e para o Zé Manel

Nela disse...

Ainda bem que a nossa Anixinha te motivou a fazer este blog. E ainda bem que cá continuas com ele...
Beijinhos

vania disse...

Sou brasileira e como tal, sou cheia de esperança evontade de vencer.
Achei seu blog e me senti inspirada.
Meu marido tem um tumor no cérebro que, embora não seja maligno, tem uma localização "maligna". Ele já operou 3 vezes e ainda tem um "filhote" desse tumor, craniofaringioma. Seu médico diz que ele não pode operar de novo, porque pode perder a memória, e não pode fazer radioterapia porque o tumor está colado no quiasma óptico.Ele pode perder a vista.
Ele é cirurgião, ele não pode perder a vista!!!!
Rezamos muito e contamos com Deus.
Também tenho um blog, pelas mesmas razões que você.
Um abraço e minha torcida.

Eliane Furtado disse...

Parabéns por todas as vitórias. O texto, o blog e a luta vencida.
Uma inspiração.