quinta-feira, 10 de abril de 2008

Quimioterapia

Quimioterapia é o termo utilizado para se referir ao tratamento com drogas antitumorais, apesar de poder significar também qualquer tratamento químico para diferentes doenças.

Normalmente, as células do nosso corpo crescem e se multiplicam seguindo uma orientação precisa e previsível. Já, as células tumorais são anormais porque não possuem a capacidade de controlar o seu próprio desenvolvimento, crescendo de forma desordenada e descontrolada.

A quimioterapia interfere justamente no processo de divisão e crescimento celular, diminuindo a intensidade do crescimento ou até mesmo destruindo as células que estão se dividindo desordenadamente.

As células normais que se encontram em crescimento e estão se dividindo, também são afetadas pela quimioterapia. Geralmente são prejudicadas as células que possuem maior intensidade de multiplicação. Isso inclui as células da medula (localizada no interior dos ossos e que produz as células do sangue), o revestimento do trato gastrointestinal (boca, garganta, estômago e intestinos) e os folículos do cabelo.

O efeito da quimioterapia nas células normais é o responsável pelos efeitos colaterais que resultam desse tratamento, tais como náusea e vômito, diminuição da resistência contra infecções, anemia, perda de cabelos e outros. No entanto, esses efeitos colaterais são hoje em dia bem identificados e podem ser prevenidos ou diminuir de intensidade com orientação adequada.

Objetivos da QUIMIOTERAPIA

Curar;
Limitar o crescimento do tumor;
Diminuir o crescimento do tumor;
Aliviar sintomas que possam ter sido causados pelo desenvolvimento do tumor.
Diante da avaliação do estado geral do paciente e do objetivo a ser alcançado, o médico prescreverá a quimioterapia.

Na prescrição constam: a combinação de medicamentos, a freqüência, a via e a duração de cada aplicação.

A dosagem e o tipo de medicação dependerão de vários fatores, como por exemplo: peso e altura, tipo de tumor, condições gerais do paciente. Para um mesmo tipo de tumor, vários protocolos (associação de drogas) poderão ser utilizados.

Duração da Quimioterapia

A freqüência e a duração do tratamento dependerão do tipo de tumor, dos objetivos do tratamento, das drogas utilizadas e da resposta obtida. Seu médico deverá sem¬pre explicar qual será o plano de seu tratamento.

Sem comentários: