Cancro: Investigadores criam vacina a partir do tabaco
A planta do tabaco pode oferecer uma vacina para tratar o cancro, sugere um estudo da Universidade de Stanford, no Estado da Califórnia.
Os investigadores utilizaram a planta como «fábrica» - ou incubadora - de um anticorpo químico capaz de combater o linfoma folicular de célula-B, um tipo de cancro do grupo de linfomas não-Hodgkin.
As células deste tipo de cancro possuem uma característica peculiar: reproduzem-se criando clones idênticos que carregam o mesmo anticorpo na sua superfície exterior. Essa «marca» é peculiar a este tipo de cancro e não é encontrada em células saudáveis.
A estratégia da vacina criada a partir da folha do tabaco é injectar os anticorpos do cancro no paciente diagnosticado com a doença, estimulando o seu sistema imunológico para reconhecer e destruir as células do linfoma.
A vacina está na fase inicial de testes e foi utilizada em apenas 16 pacientes para testar os efeitos colaterais dos anticorpos produzidos pelas plantas.
O resultado da primeira fase foi publicado esta semana na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences
Desta vez sim, estou livre do IPO
Há 7 meses
3 comentários:
É pena ser para o não- hodgkin, se fosse para o meu ...
temos de ter fé.
Obrigada por publicares esta informação. Beijinhos
É pena Gigi, quando li o artigo pensei logo em ti...
Ter Fé e Esperança ajuda!
Beijinhos, e tudo a correr bem.
Olá, Alda.
Muito boa essa informação.
Um beijinho pra vc.
Maisa
Enviar um comentário