quarta-feira, 15 de abril de 2009

Cancro da mama... mais dois eventos!

Informação dada por a amiga Isalenca no Blog superglamorosas.


E, aproveito para divulgar estes dois eventos para sensibilizar e prevenir o cancro da mama, o 1º em Carcavelos e o 2º na Madeira:

"Juntos na vontade de vencer
Quinta dos Lombos associa-se a uma causa...
Depois de se ter sagrado campeã distrital da Associação de Futebol de Lisboa, a Quinta dos Lombos está a promover, juntamente com a Associação Laço, um evento de futsal junto de figuras públicas para sensibilizar e prevenir o cancro da mama, bem como para divulgar o futsal feminino.

O evento, que terá a duração de aproximadamente duas horas, realiza-se no dia 23 de Abril, a partir das 21:00h, no Pavilhão da Quinta dos Lombos, em Carcavelos. "


"Inserido no programa “Cancro sobre rodas”, a partir do próximo dia 18 de Abril , in Jornal da Madeira
Núcleo faz-se à estrada para alertar contra o cancro

A partir do próximo dia 18 de Abril, o núcleo regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro começa a percorrer todos os concelhos da ilha, tendo como objectivo alertar a população para o aumento do número de casos de cancro. Médicos e enfermeiros vão fazer parte deste projecto, denominado de “Cancro sobre rodas”.
De acordo com Isabel Veiga França, presidente da instituição regional, a ideia passa por percorrer toda a ilha com a viatura que foi cedida, no ano passado, ao núcleo regional, pela Liga Portuguesa contra o Cancro nacional e, através dela, lançar um apelo à prevenção. «Para isso, também teremos médicos e enfermeiros que nos vão acompanhar nessa prevenção, onde apelamos e fazemos a sensibilização das populações. É nossa intenção fazer essa rotação durante todo o ano», explicou ao JM.

Na Região, como em todo o país, o da mama é aquele que tem maior incidência, mas a cada dia que passa, tem-se verificado o aumento de outros tipos de cancro. «Infelizmente, aparecem cada vez mais mulheres jovens com cancro da mama. Por isso, é importante o auto-exame da mama, como a apalpação, e à mínima suspeita, como qualquer nódoa ou qualquer sinal diferente, consultar o seu médico», insistiu.
Isabel Veiga França deixou ainda um apelo ao voluntariado, embora considere que a situação na Madeira é privilegiada. «Em breve, vai surgir a Casa da Liga no Hospital Central do Funchal. Já temos uma escala de voluntários diária para estar perto do doente oncológico. Mas, com a Casa da Liga vamos ainda precisar de mais voluntários para podermos ter sempre alguém disponível», salientou a nossa interlocutora.
Mensalmente, o núcleo regional apoia cerca de 50 doentes. Para além destes, apoia pontualmente, e conforme as solicitações, outras pessoas tanto a nível de medicamentos como de próteses, assim como de muitas outras situações, entre as quais pequenas obras, como construir uma casa de banho. «Tudo depende do nosso orçamento e disponibilidade», frisou Isabel Veiga França. "

Sem comentários: