quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Daniela Dessì "não se canta com o corpo"


'Não se canta com o corpo'
00h00m
CLÁUDIA LUÍS
Jornal de Notícias



Advogados de Dessì estão a estudar o caso, que será alvo de um processo judicial


Daniela Dessì, cantora lírica italiana, considerada entre as melhores do Mundo, reage a comentários sobre a sua figura física.

Cansada dos comentários públicos "ofensivos" do encenador Franco Zeffirelli, a soprano Daniela Dessì abandonou o elenco daquela que seria a grande estreia da temporada lírica, em Roma, Itália. Tudo por causa de declarações públicas como esta: "É uma senhora com alguma idade e roliça".

Numa entrevista divulgada ontem, quarta-feira, pelo jornal espanhol "El Mundo", Daniela Dessì reagiu: "Creio que foi um episódio muito triste para a ópera em geral". Para a cantora lírica, toda a polémica se resume a um "problema inútil" criado pelos "caprichos de uma pessoa velha".

Entretanto, os advogados de Dessì encontram-se a estudar o caso, que será alvo de um processo judicial.

Ainda assim, aquela que é uma das cantoras líricas mais conceituadas a nível mundial, respondeu directamente à "acusação" do realizador e encenador Franco Zeffirelli. "Meço 1,70 metros e peso 65 quilos e sempre procurei cuidar do meu aspecto, já que sou reconhecida como cantora e actriz. O aspecto é importante, mas apenas quando acompanhado de um grande talento vocal", declarou. "Não se canta com o corpo, mas sim com a voz!", acrescentou.

Antes da polémica, Dessì estava a preparar-se para interpretar o papel de "Violeta" em "La Traviata", de Verdi. Aliás, aos 50 anos, a soprano é considerada a melhor intérprete do repertório de Verdi da actualidade. A propósito do comentário sobre a sua figura física, Dessì lembrou que Montserrat Caballé fez uma "Violeta" fantástica, independentemente da sua forma física.

No passado, Dessì e Zeffirelli trabalharam juntos em vários projectos operáticos, que decorreram sem sobressaltos. E sobre o percurso artístico do encenador, amigo pessoal de Berlusconi, Dessì reserva um "profundo respeito". Só não sente "nenhuma admiração na sua forma actual de criar polémica".

Com dois concertos marcados, este trimestre, para Madrid e Sevilha, Daniela Dessì investe agora na sua própria causa - a "sobrevivência da ópera".

1 comentário:

Lina Querubim disse...

Pois é...por essas e por outras é que cada vez se vê mais pessoas anoreticas e as jovens tentam ficar como elas servem como exemplo de beleza...só ossos e pele!
Muitas acabam por morrer :( porque, das dietas a chegar a um ponto recusarem comer é um passo pequeno!
E têm sempre um olhar destrocido sobre a sua aparência...olham para um espelho que lhe dá uma imagem de uma jovem gorda e na realidade está anorectica.

E, quando, vamos ver um concerto seja ele o estilo que tenha vamos ouvir vozes e sentir a vibração daquela voz nos passa. É indiferente de é magro, gordo ou assim assim :p é ridicúlo!!!!

Beijokas Aldinha e Zé Manel