quarta-feira, 23 de julho de 2008

Colesterol - notícia importante

Colesterol: Medicamento "Inegy" à venda em Portugal associado a maior risco de cancro - estudo
Lisboa, 22 Jul (Lusa) - Um medicamento vendido em Portugal para baixar os valores do colesterol aumenta o risco de cancro e não revela benefícios para um tipo de doentes cardíacos, segundo noticia hoje The New York Times.

O jornal cita os resultados do “Seas”, um estudo que envolveu 173 centros clínico e foi liderado por investigadores universitários europeus e norte-americanos.

O estudo concluiu que o “Inegy” não apresenta benefícios (em relação ao placebo) nos doentes com doença valvular (um tipo de doentes cardíacos).

Outra conclusão do estudo indica que os riscos de cancro aumentam com a toma deste medicamento, que é vendido em Portugal desde 2005 mediante receita médica.

Trata-se de um medicamento utilizado para baixar os valores de colesterol, objectivo que o mesmo estudo provou ser alcançado com a toma do medicamento, disse à Lusa o director médico da Merck Sharp and Dhome, Lai Jen.

Este responsável reconhece credibilidade neste estudo e confirma que o mesmo demonstra que este tipo de doentes cardíacos não beneficia com a administração do "Inegy".

Em relação ao aumento do risco de cancro, Lai Jen confirma os resultados do estudo, especificando que os carcinomas foram em maior número do que nos doentes que tomaram o placebo.

Contudo, o responsável da Merck frisou que outros estudos - envolvendo maior número de pacientes - não identificou esta maior prevalência de cancro, adiantando que o laboratório vai continuar a analisar os dados.

Para já, disse a mesma fonte, a Merck Sharp & Dohme não está a ponderar a retirada do "Inegy" do mercado.

3 comentários:

Gigi disse...

Temos de estar tão atentos, as coisas fazem mal a uma coisa e mal a outra.

beijinhos.

Alda disse...

Lindinha, ainda tens paciência para fazeres visitas aqui.
Fica bem!
Beijinhos

mari-lou disse...

Duas lindas e grandes mulheres, trasparentes como água, que Deus vos ajude e boas férias bjs.