segunda-feira, 29 de junho de 2009

Cancro da mama



Cancro da mama: Exercícios depois dos 30 podem ajudar a prevenir a doença

* Publicado por Pedro Santos em 5 junho 2009 às 13:39


De acordo com um estudo apresentado no encontro anual do American College of Sports Medicine, a prática de mais de uma hora por semana de exercícios após os 30 anos de idade pode ajudar as mulheres a reduzir a probabilidade de desenvolver cancro da mama.

Para tal foram analisados dados de mais de quatro mil mulheres que relataram os seus níveis de actividades físicas em diferentes fases da vida, de 10 a 15 anos de idade, 15 a 30, 30 a 50 e de 50 em diante. Foi constatado que a probabilidade de desenvolver cancro da mama reduzia significativamente apenas se as mulheres fossem activas após os 30 anos de idade.

Menos mulheres que se consideravam activas na meia-idade tiveram a doença, levando os investigadores a recomendar que a partir dos 30 anos comecem a exercitar-se mais de uma hora por semana como forma de melhorar a saúde em geral e prevenir o cancro da mama.

Em Portugal morrem diariamente quatro a cinco mulheres vítimas de cancro da mama, uma "epidemia" que começa a atingir cada vez mais jovens.

Os especialistas alertaram ainda as mulheres para o erro de não fazerem os rastreios por terem medo de lhes ser detectado um cancro, lembrando que para os casos em que é detectada a doença já existem grupos de apoio em Portugal.

Fontes: Blog da Saúde, Mundo Pt

Tags: cancro, mama

2 comentários:

Tony Madureira disse...

Olá,

Este post é muito interessante e Pedagógico.

Bjs

Lina Querubim disse...

Olá Aldinha
como vocês dizem a essência, a personalidade essa nós mantemos e se nos Amam de verdade aceitam-nos tal como somos ou passamos a ser!
Um texto bem interessante!
Beijokas