sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Cancro da mama:Mulheres que sobreviveram à doença sobem ao palco para partilhar experiências

Cancro da mama: Mulheres que sobreviveram à doença sobem ao palco para partilhar experiências
Lisboa, Portugal 25/09/2009
11:29 (LUSA)
Temas: Teatro, Saúde, Doenças, Sociedade

Ovar, 25 Set (Lusa) - Mulheres que sobreviveram ao cancro da mama sobem ao palco do Centro de Artes de Ovar, sábado à noite, para partilhar as suas experiências no espectáculo de teatro “Rosa, Esperança”.
A peça aborda os casos reais vividos pelas protagonistas, que, não sendo actrizes profissionais, participam agora na digressão nacional com que a oficina de artistas “Quem não tem cão” se propõe levar a todo o país “numa mensagem de esperança e sobrevivência”.
Rui Germano, autor do texto e encenador de “Rosa, Esperança”, disse hoje à Lusa que “a peça de teatro é parte de um projecto maior, que começou com os encontros de mulheres vítimas de cancro e que agora, graças à blogosfera, se tem revelado um espaço de apoio para essas pessoas”.
O primeiro encontro realizou-se em Fátima, em Junho de 2008, e foram as experiências pessoais aí recolhidas que depois serviram de base à produção de “Rosa, Esperança”.
“Na peça contamos toda a história do cancro, desde que o momento em que se descobre um nódulo ao fazer a palpação do peito, até à fase do pós-operatório e da quimioterapia”, revela Rui Germano.
“Falamos do que uma mulher sente em todo este processo”, acrescenta. “De como se decide ir ao médico, como é que conta ao marido, como é que os familiares e amigos lidam com a doença”.
Para Rui Germano, o que importa assinalar é que “todas as mulheres em palco são sobreviventes”. A peça constitui, por isso, “um projecto de verdade, porque todas as protagonistas tiveram cancro da mama e são um exemplo de sobrevivência”.
A produção de “Rosa, Esperança” envolve cerca de 40 pessoas e conta com a colaboração da actriz Simone de Oliveira, que, como recorda o encenador, “também teve cancro da mama e acabou por associar-se ao projecto como voz-off da peça”.
O espectáculo conta ainda com o apoio de diversos costureiros portugueses, pelo que o guarda-roupa do quadro final é assinado por Augustus, João Rolo, Luis Buchinho, Nuno Gama, Fátima Lopes, Rafael Freitas e Cristina Lopes.
Em Ovar, “Rosa, Esperança” está em cena sábado, às 21:30, sendo os únicos contactos disponíveis para reservas os da Divisão de Cultura da autarquia local: o telefone 256.581.300 e o e-mail caovar@cm-ovar.pt.
O espectáculo segue depois para Faro, a 3 de Outubro, Santiago do Cacém, a 10, Viana do Castelo, a 24, Guimarães, a 31, Benavente, a 7 de Novembro e Leiria, a 5 de Dezembro.
“Não é uma agenda muito cheia”, admite Rui Germano, “mas é complicado gerir a disponibilidade das protagonistas, porque nenhuma delas é actriz profissional e todas têm a sua vida própria, fora disto”.

AYC.
Publicada por Quem Não Tem Cão.


.

Sem comentários: