sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Chá verde previne o cancro...


Beber chá verde diariamente ajuda a prevenir o cancro do pulmão, concluiu um novo estudo da Universidade Chung Shan, em Taiwan, noticia o site Tribuna Médica Press.


Os cientistas, que analisaram 510 pessoas, verificaram que, entre fumadores e não fumadores, os que não consumiam chá verde, pelo menos uma vez por dia, tinham uma probabilidade cinco vezes mais elevada de desenvolverem cancro do pulmão.



Entre os fumadores, os que não ingeriam esta bebida apresentavam um risco 12 vezes mais alto de serem diagnosticados com a doença oncológica, em comparação com os que bebiam uma chávena de chá por dia.



O efeito protector do chá demonstrou ser ainda mais intenso nas pessoas portadoras do gene IGF1.



Estudos laboratoriais anteriores demonstraram que o antioxidante polifenol, que compõe esta bebida, tem uma actividade inibidora na produção de tumores, sendo que este não é o primeiro trabalho a demonstrar as propriedades anti-cancerígenas do chá verde.



Os dados foram apresentados na Conferência da Associação Americana de Investigação do Cancro, na Califórnia.



Os especialistas lembram que a melhor forma de prevenir o cancro do pulmão é parar de fumar. Além disso, mais pesquisas são necessárias para confirmar estes resultados e desvendar a quantidade de chá com potencial de protecção.


POP- Portal de Oncologia Português.

2 comentários:

O Baú do Xekim disse...

Olá Amiga.

Boa noite e bom fim de semana.
Aproveite e seja feliz.

Beijinhos.

Eliane Furtado disse...

Eu tomo chá verde, de graviola e muito mais. O importante é viver e viver. ksksksksksks beijos