quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Partilhar uma experiência

Vou partilhar uma experiência!
Penso que ajudará a quem foi operada, e fez mastectomia.

Eu desde que fui operada, que sinto uma certa dificuldade em adormecer. As noites para mim são difíceis. Só posso dormir para o lado direito, e de costas tudo repuxa não dá! De maneira que ando cheia de dores no pescoço e na coluna, por não ter uma boa posição a dormir.
Por casualidade quando estava a dar apoio no hospital, a uma Sra que acabara de de ser operada, e fez mastectomia radical, a paciente dizia-me que sentia muito desconforto e dores.

Entretanto chegou uma enfermeira que eu conhecia lá do serviço, e disse-me que também tinha tido cancro da mama, e tinha feito mastectomia. As duas começamos a dar apoio à paciente. A Sra já com 73 anos, estava um pouco assustada. Tinha um rosto tão bonito e triste. Ficámos as duas a falar-lhe das nossas experiências, e a dar-lhe força.
Então vem á conversa o meu drama das noites...
Dizia eu; se não fossem as noites, nem me lembrava do que tinha. A enfermeira perguntou-me se eu dormia com o soutien. Respondi que não! Então disse-me para fazer a experiência! Com ela tinha resultado. Tinha sido uma médica que também estava na mesma situação que nós, que lhe tinha dado esse conselho!
Há 3 anos que ela dorme com soutien, e sente-se muito melhor.
Nessa noite experimentei! Estou a sentir-me melhor, e o desconforto não é tanto! Sinto o braço apoiado, não fico tão torta e já não sinto tanto a falta da mama.
As minhas noites estão a melhorar! Já consigo ter uma posição melhor para dormir.

Agradeço a quem partilhou comigo! Muito obrigado.

16 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

É assim, sózinhos só a pensar nos nossos problemas, não somos ninguém... a troca de experiências dão-nos ideias que na prática às vezes têm sucesso. E também nos obrigam a pensar que não estamos sós no "barco". Uns duma doença, outros doutra, todos temos de carregar alguma coisa.
Sorriam para a vida.
sempre com vocês, laura

Anónimo disse...

Olá Alda

Obrigado pela partilha.

Sabes... tambem tenho tido muitas dores nas costas desde a mastectomia. Agora até tomo um anti inflamatório pois o medico diz que tenho a coluna toda torta.

Mas faz sentido o que tu dizes... o peso da mama deixa de existir e isso cria danos na coluna.

Durante a noite tambem não durmo bem. Então se tiro a almofada fico ainda pior., com dores no pescoço. Falaram-me em comprar uma almofada cervical ortopedica visco elastica que permite moldar a cabeça e pescoço durante a noite.

Ontem deram-me um contacto de um quiroprata no Estoril. Estou a pensar em marcar.

Vou experimentar o uso do soutien de noite.

É bom sentirmo-nos apoiadas.

Obrigada amiga

Bjocas grandes

Loulou disse...

Alda, obrigada pela tua partilha. Já é uma dica que vou usar, assim que puder usar soutien.

Beijocas grandes, amiga.

Nela disse...

A pertilha é mesmo assim: quando julgamos que estamos a dar, afinal estamos a receber!

Boa Alda, se não te importas vou "copiar" o teu post para o meu blog também. Pode ser?
Jocos

Aida guimarães disse...

Olá Alda,

Também já tive esse desconforto mas só no início. Não consigo dormir de soutien, a mama de cilicone é mais pesada que a minha, embora sejam do mesmo tamanho, faz-me muita confusão. Essas dores na coluna também tenho mas nem sempre. Costumo fazer como os gatos, ajeito o meu ninho e lá adormeço. O que me deixa mais desconfortável é a omoplata do lado direito, que é do mesmo lado da mastectomia, está ligeiramente mais saída que a outra. Do lado esquerdo tenho o meu amigo cateter implantofixo. Esse sim, dá-me mais luta antes de dormir. Tento não o amassar muito para não voltar a virar ao contrário. Mas ninho feito, adormeço e pronto.
A ideia de dormir de soutien é boa sim. Eu é que não consigo!!

Beijos grandes e fica bem

Anónimo disse...

OLÁ ALDA TUDO BEM BOM FIM DE SEMANA LINDA.OLHA, DESCULPA QUE ME SIRVA DO TEU CANTINHO PARA DAR UMA PALAVRINHA À EMEL.
A MINHA FILHA JÁ TIROU O PEITo `QUASE à SEIS ANOS E DORMIU OU AINDA DORME DE SOUTIEN, AJUDA É UMA QUESTÃO DE HÁBITO E FICAS MAIS DIREITINHA POR CAUSA DA COLUNA, VAIS VER ATÉ A COLUNA SE HABITUA É PRECISO É CALMA.BEIJINHOS PARA TI E PARA A TUA FOFINHA.

Anónimo disse...

LAURA VAMOS A ARREBITAR, A MINHA TILA DISSE-ME QUE É UMA MULHER DE GARRA, QUANDO PRECIZAR DESABAFAR ANDO POR AQUI, TAMBÉM EU ÁS VEZES ME VOU ABAIXO, NÓS NA RETAGUARDA ÀS VEZES PARECE QUE FRAQUEJAMOS MAS SÓ PARECE!... PORQUE NÓS SOMOS FORTES... É OU NÃO É? BEIJINHOS AMIGA.

Anónimo disse...

Aldinha, que boa notícia. Espero que o uso do soutien te alivie sempre e que possas ter noites mais descansadas. Obrigada pela partilha. Beijo muito grande para ti e para o Zé Manel.

Alda disse...

Laura,
Obrigado por todo o apoio!
Tudo de bom para ti e familia.
Beijinhos



Imel,
Experimenta o soutien! Eu estou a dar-me bem, e sinto-me muito melhor.O apoio do braço dá mais conforto.
Beijinho grande



Loulou,
Tu não deves precisar, uma vez que fazes a reconstrução logo. E já só faltam 3 dias amiga.
Mas se precisares já sabes...
Beijinhosssssss

Alda disse...

Olá Nela,
Tudo o que damos recebemos a dobrar!!! Sem dúvida.

Podes copiar para o teu blog, pois
é um bom veículo de divulgação das boas notícias.

A propósito sabes como está a Buba?

Beijocas



Aidinha,

Experimenta! Só custa os primeiros dias.Depois acabas por te habituar.
A mim nem me custou nada! Foi canja!!!
Sem o soutien é bem pior.Acredita!

Beijocas

Alda disse...

Marilu,
Bom fim de semana! Beijinhos para ti e para a Tila.



Carla,
Obrigado também, pelas tuas palavras tão carinhosas.
Tudo de muito bom para ti.

Beijinho grande

Anónimo disse...

Alda beijinhos linda.
ÉS A MENINA DA MALA NÃO ÉS? JÁ NÃO ME ESCAPA A TUA CARINHA...BEIJINHOS

Alda disse...

Olá Marilu,

Sou a da mala beje! A segunda a contar da esquerda, e tenho um boné rosa.

Um dia destes temos que nos conhecer.

Beijinhos

Anónimo disse...

Qd fui operada senti exactamente isso. Não me sentia bem a dormir. Esse foi o um dos motivos que me levou à reconstrução da mama.
Outro, foi poder usar decotes.
Um beijo para vocês.

Carmen (de Bizet)

Anónimo disse...

Há uns soutiens nas lojas dos 300,nas feiras,ou nos chineses,baratinhos e tipo desporto de musse/tb há essa malha em cuecas).
São ideais para usar com a prótese para dormir.Não apertam, aconchegam. não teem costuras. Aconselho a experimentarem.
Um beijo .
Carmen(de Bizet)

PS- Mas só usem os tipo desporto.

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e