sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Pecados e Festas...




Como não engordar nas festas

É possível chegar a Janeiro sem ter ganho uma grama. Siga estas estratégias...
No Natal não há forma de fugir às iguarias. Mas pode sempre minimizar os danos na sua silhueta...

Reserve os pecados exclusivamente para a esta altura. Até lá siga à risca uma dieta saudável procurando atingir o seu peso ideal. Se costuma ir duas vezes por semana ao ginásio passe a ir três, para compensar os inevitáveis excessos à mesa.

Inicie a refeição com uma sopa. Sirva-se de pequenas porções, evite os molhos e adicione legumes ao prato. Não se prive das suas iguarias favoritas, mas sirva-se apenas uma vez.

Se o bacalhau é o seu prato de eleição, «opte por uma posta do tamanho da mão, acompanhe com uma batata pequena com pele e couve portuguesa à descrição, rica em cálcio e ferro», aconselha a fisiologista do controlo de peso Teresa Branco.

Se opta pelo peru, tenha noção dos seus prós e contras. O peru é uma carne branca, nutritiva e baixa em calorias e gorduras saturadas. No entanto, a pele, o recheio e o molho concentram grande parte do sal e gorduras deste prato natalício.

Ao ingerir peru, siga este truque. No seu prato coloque «duas fatias de peru sem molho, três colheres de chá de recheio e, em vez de batatas, acompanhe com puré de castanhas (ricas em água e com reduzido teor de gordura)», sugere Teresa Branco.

Na confecção dos doces, reduza o açúcar e gorduras ao máximo e, no caso dos fritos, use óleo bem quente e coloque-os em papel absorvente para ficarem bem secos.

Aposte na qualidade em vez da quantidade. Mastigue devagar para saborear cada iguaria. Para saborear os doces sem culpa, transforme o prato num mini-menu de degustação, com uma porção reduzida de cada sobremesa. E não repita a dose.

Ponha as iguarias na balança:
uma fatia de bolo rei equivale a 398 kcal
uma rabanada tem 387 kcal
uma filhó representa 173 kcal
uma azevia 190 kcal
(Dados fornecidos por Teresa Branco, fisiologista do controlo de peso)

Recorra às pastilhas elásticas (sem açúcar) para resistir às tentações expostas na mesa ao longo do dia de Natal. Sirva meias-doses de bebidas espirituosas e adicione-lhes cola (light), limonada ou água com gás. Assim durarão o dobro do tempo e terão apenas metade das calorias.

No final da festa divida o mal pelas aldeias. Prepare embalagens para toda a família com as iguarias que sobraram!



Informação Sapo Mulher

2 comentários:

Graça Lopes disse...

Boas sugestões. Obrigada pelas dicas para minimizar os pecados sem culpas. Cá por mim já vou começar hoje com o primeiro jantar de Natal. Espero não me esquecer dos conselhos. Já comi uma sopinha para tapar um buraquinho!
Boas Festas

Agulheta disse...

A sugestão é boa o pior será comprir,mas como um dia não são dias,no Natal é especial.
Beijinho bfs
Lisa