sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ensaio Geral com sabor a Ante-Estreia


Foto: Tó Vieira



No dia 1 de Abril, fizemos o nosso ensaio geral. Apesar de ser o dia das mentiras, naquele palco tudo foi real e verdadeiro.
Estávamos todos nervosos. O grupo da abertura ia chegando aos poucos. Lá para cima, quero todos lá para cima! não quero aqui em baixo nada que não seja para usar na peça. Repetia eu insistentemente enquanto, sentado no chão - entalado entre uma mesa e alguns adereços - comia o substituto da refeição que me havia esquecido de comer a algumas horas atrás.
As meninas, nos camarins, felizes, provavam e desfilavam com os seus vestidos de autor. A Alda - sentada na nossa cama de ferro em cima de perucas, bolos de aniversário, sacos, malas de viagem e panos, respondia descontraidamente às perguntas da bonita e simpática jornalista Sandra Felgueiras da RTP. Era muita a confusão que se fazia sentir naquele pré-palco. Mas todos nos esforçávamos por exibir uma calma aparente. "Eu estou bem não me sinto nada nervosa" ouvia-se um pouco por todo o lado.
A Cacilda, também ela agora, com muita naturalidade, dava uma entrevista para a equipa de reportagem do programa 30 minutos. Os filhos orgulhosos espreitavam encostados à parede do corredor. Schiuuuu! Schiuuuuu! A Mãe está a dar uma entrevista não façam barulho.
O relógio não parava. Começava-se já a ouvir as pessoas a entrar na sala. Meninas, Meninas vamos lá a despachar! Quero todos no palco! A Kikas está?... D. Marilia... quem é que falta? Alexandra leve tudo para o palco! A Liliana? falta a Liliana e o Puma! Temos de avançar todos para o palco.
Já no palco, o professor Curado Matos fez uma apresentação do que foi realizar e coordenar este trabalho de fotografias. Uma após outra, todas as meninas - alinhadas no palco - receberam orgulhosas das mãos do seu fotografo a sua fotografia. Também a Maisa - mulher que está do outro lado do Oceano mas presente nos nossos corações - Foi ali mostrada e aplaudida, após breve explicação da razão de ser daquela foto estar ali. A Liliana e o Puma ainda não haviam chegado. Vamos avançar e deixamos a foto deles para o fim, temos de continuar.
Cada uma das Meninas pode agradecer aos fotógrafos o excelente trabalho. A Liliana, via telemóvel, informou-me que já estava dentro da cidade na zona das lombas. Ok! "Enchemos chouriços" e aguardamos mais um pouco. Este tempo de espera deu-nos a oportunidade de falarmos mais, de partilharmos mais... de nos aproximarmos mais do nosso público! Criou-se ali uma atmosfera muito boa. Finalmente a Liliana e o Puma chegaram. Foi-lhes entregue a sua foto pelo Joaquim Machado. Lindos! a foto está muito bonita. Haaa! Murmurava-se na plateia.
A cerimónia da apresentação das fotos estava feita, e tinha corrido bem. Já estávamos bastante atrasos em relação à hora marcada para o inicio do ensaio. Fora de cena quem não é de cena! Vamos começar. Fechem o pano. Paulo, Tiago 3 minutos e começamos.
Meninas e Meninos vamos todos dar as mãos e fazer uma roda... E assim foi!
Do que se passou a seguir, após o abrir do pano, não me compete a mim falar! Mas confesso que gostei… muito! Tanto como do que se passou antes!
É bom estar rodeado de pessoas que torcem por nós e pelo nosso trabalho. É bom estar entre amigos!
Obrigado a todos.

Artigo do blog http://equemnaotemcao.blogspot.com

*******
Obrigada Rui, por nos proporcionar momentos tão bons e divertidos, e toda esta linda e extraordinária experiência que ficará para sempre na minha caixinha das boas recordações! Mas, como o nosso Comandante diz... acredito que o melhor, o melhor ainda está para vir...


.

3 comentários:

Graça Lopes disse...

Espectacular! Parabéns.
Como gostaria de presenciar! De qualquer forma obrigada à Alda e ao Rui pela descrição.
Beijinhos e muito sucesso vos desejo

Anónimo disse...

Aldinha, tudo de bom para amanha.
Que a estrelinha da sorte te protega.
Bjokas
Guadalupe

Anónimo disse...

..A ti e a todas os outros intrevenientes neste projecto.
bem hajam..
Guadalupe