sábado, 1 de novembro de 2008

Notícia Correio da Manhã


MULHERES LEVAM DOENÇA AO PALCO

Uma vez por semana, mulheres sem experiência teatral relatam como viveram e derrotaram a doença mais temida

Elenco de amadoras que venceram o cancro da mama junta-se ao Domingo em Rio Maior.
Objectivo é criar um texto que conte a história de todas elas.


São mulheres que têm pelo menos duas coisas em comum: todas venceram o cancro da mama e nenhuma tem experiência de palco.Nas tardes de domingo juntam-se no Cineteatro Casimiros, em Rio Maior, para falar abertamente sobre a sua experiência e encenar uma peça de teatro em que a doença é o assunto central.
Esta "ideia" está a ser desenvolvida pela oficina de artistas Quem não tem Cão, de Rio Maior. "A partir dos relatos de cada mulher, vamos ficcionar uma história, que no final não será a história concreta de nenhuma delas, mas uma em que todas se revejam", explica ao CM Rui Germano, principal dinamizador do projecto, acrescentando não querer trabalhar com actrizes, apenas com mulheres que sintam na pele o drama do cancro da mama. Perante "um desafio enorme", o próprio ainda não sabe o que vai apresentar, mas diz sentir-se "muito confiante, pois o grupo mostra estar bastante motivado".
Ao primeiro encontro, há duas semanas, vieram oito mulheres. Antes do segundo, a novidade espalhou-se nos blogues e apareceram várias caras novas, o que deu grande alento a Rui Germano, que está curioso quanto ao número de participantes que vai conseguir reunir. Nos ensaios, divididos em duas partes, não há formalidades. Primeiro, as mulheres sobem ao palco e conversam abertamente sobre a doença. Sem segredos ou preconceitos, relatam na primeira pessoa o medo que as invadiu no momento da descoberta e a angústia de contar à família.
As técnicas de expressão e representação chegam num segundo momento do ensaio, onde se trabalha um esboço de texto, ainda incipiente. "Muitos dos exercícios feitos em teatro vasculham a intimidade das pessoas, têm a ver com o abrir de caixas, com o dar a conhecer fragilidades que nos assustam", sustenta Rui Germano, para quem "é neste sentido que o projecto pode ser extremamente enriquecedor para quem nele participar".

DETALHES

ESTREIA POR DEFINIR
Rui Germano ainda não tem data de estreia para a peça.

ÂMBITO NACIONAL
O projecto reúne mulheres de Rio Maior, Lisboa, Caldas da Rainha e Ovar, mas encontra-se aberto à participação de quem pretender fazer parte dele.

DE OVAR PARA RIO MAIOR
Laurinda Almeida é quem se desloca de mais longe, pois reside em Ovar. "Senti-me bastante à vontade, pois falámos de uma realidade pela qual todas passámos", disse ao CM.

17 comentários:

Tony Madureira disse...

Olá,

Louvo a iniciativa.
Bem hajam!


Bjs

May Alek disse...

Alda, que coisa boa! Torço muito para que seja um sucesso. A experiência será muito gratificante. Fiz um curso de teatro há alguns anos atrás e é uma de minhas melhores lembranças. é uma atividade enriquecedora.
Um grande beijo e uma ótima semana pra você,
Maisa

Isa disse...

Parabéns Alda!
Desejo a esse projecto as maiores felicidades.
A entrevista da "Laurinda" correu-lhe bem, não?!
Beijinhos Alda e até breve.
Isabel

Alda disse...

Olá Tony,
Os ensaios estão a correr muito bem, e a ideia é dar força e esperança, a quem está a passar pela doença.


Bjs


Maisa,
Também penso que será muito gratificante para todas nós, e um grande sucesso!

Um beijinho, e uma boa semana.



Isabel, cá estamos à espera da tua visita.
A vinda da Laurinda de tão longe, foi muito badalada...
Beijinhos, e até breve!

Maria de Lourdes disse...

Mas que ideia genial também gostava de estar presente,mas como não conduzo estou sempre pendente do meu marido pois acho que para aí não há comboio:beijinhos
Maria de Lourdes

Cristina J. disse...

E lá estão elas outra vez... bolas que já não se podem comprar jornais sem dar de caras com esta gente!

Bjinhos a até dia 16

IsaLenca disse...

E acho que é bom publicitar este acontecimento em todos os blogues - para além da Comunicação Social.
Uma excelente iniciativa de Grandes mulheres!
Para o ano lá estaremos todas na estreia!
Bjs

Alda disse...

Olá Maria de Lurdes,
Pode servir de passeio ao Domingo!Até à Primavera tens tempo...
Bjs


Sra D. Asssitente de Realização, a Sra está toda babada, lá isso está...

Bjs



Isalenca, e tu vais estar na estreia, e na primeira fila! Hehehe

Bjs

carla disse...

Bem voces estam mesmo um must...a assistente de realização é que está cheia de inveja por não estar na foto.

Muita sorte para o projecto,

Beijos grandes

Alda disse...

Olá Carlinha,
Mas não e só assistente de realização!...também faz o papel de médica!!!Uau...
Beijinhos

Nela disse...

Aldinha, bota a boca no trombone e conta das tuas entrevistas, vá!
Ele é jornais e RÁDIO...

Alda disse...

Nela,
Eu fui à rádio dar uma entrevista com mais uma colega do voluntariado e um médico no dia 30 para falar sobre a nossa caminhada de sensibilização para o rastreio do cancro da mama e então aproveitei, e falei do nosso progecto! A história do jornal eu depois explico! tem mais a ver comigo...

Cristina J. disse...

Alda Maria, queres também ser promovida a gosma, queres?!

Conta lá dessa conversa na rádio... eu estou babada mas é desde que as conheci, isso sim! E a cada movimento vosso eu me babo mais de amizade e orgulho. Quero saber dessa entrevista...

E sou lá assistente! Sou uma mão que se estende sempre que a solicitam, isso sim. Não tenho pretensões de nada, a não ser ajudar a construir este projecto e o grupo no que me for possivel.

Fotos, jornais e entrevistas é com vocês: as estrelas do palco!
A minha pessoa estará sempre do lado de cá, nem que seja para vos passar um copito de água fresca para aclararem a voz, ou endireitar a "piruca"...qualquer coisita de menor importância seguramente.

Bjokas grandes e já estou com saudades

Alda disse...

Vai ser lotação esgotada durante vários meses, ficamos com os pés numa lástima, mas ficamos famosas e vamos todas experimentar o fish spa pedicure uma novidade! Hehehe!
Vejam o meu blog beleza e bem-estar e digam-me se estão interessadas...

Cristina J. disse...

Prefiro as peles nos pés aos Fish's esfomeados... Deus me livre uma coisa dessas!!!!

Tens com cada uma pá...

Bjinhos

mari-lou disse...

Ai Alda, eu acho, ou tenho a certeza!
Estas vedetas vão precisar de spá, de massagens de tudo a que têem direito quando forem conhecidas à séria ELAS É QUE NEM SONHAM O QUE AÍ VEM...
Elas e tu!
bjs.

Lina Querubim disse...

Elas vão longe,acreditem!!!
Sempre disse isso á Alda...
Bjsssss